27/11/2017

Como driblar os vilões do consumo de água

Especialista dá dicas de como pequenas mudanças ajudam na economia e o meio ambiente.

Seja por preocupação com o meio ambiente, ou por economia, reduzir o consumo de água tem sido um tópico muito discutido. Pequenas ações e mudanças na sua rotina podem ajudar bastante, e trouxemos as dicas de um especialista para ajudar, veja a seguir:

Chuveiros

Imagem via Southern WeddingsImagem via Southern Weddings

Existem diferenças entre os sistemas hidráulicos das casas e dos apartamentos, os chuveiros aquecidos a gás tem uma vazão muito maior que os elétricos, que dependem de uma resistência para aquecer a água.

O chuveiro elétrico costuma ser mais econômico, com a vazão média de 3 litros de água por minuto, enquanto o chuveiro a gás têm uma pressão maior e uma vazão de cerca de 40 litros por minuto.
Mas enquanto o chuveiro a gás gasta mais água, ele também tem maior pressão de água, deixando assim o banho mais confortável.

Existe no mercado restritores, feitos para serem acoplados aos sistemas hidráulicos e diminuir a vazão de água a um nível pré-determinado. Assim, se o seu chuveiro libera 40 litros/min, você pode usar esse restritor e baixar o nível para 8 litros/min.
Também se pode adquirir chuveiros com passagem de ar, que reduzem a vazão mas passam uma sensação de pressão maior, por conta do ar que sai junto com a água, deixando o banho mais confortável.

Existe ainda um fator mais importante para a economia, que é a conscientização das pessoas. Aliar a tecnologia com a redução no tempo do banho ajuda tanto a reduzir os gastos com a água e a energia elétrica, quanto a poupar esse recurso natural.

Bacia sanitária

Via https://mercadinhodesign.com.br/2016/09/28/banheiros-em-rosa-quartzo/Imagem via Mercadinho design

A descarga é outro item de consumo de água abundante, ainda hoje se usam modelos antigos, que tem a vazão de água entre 15 e 20 litros. Mas de 2003 pra cá as bacias começaram a ser fabricadas para ter uma vazão de cerca de 6 litros, o que reduz muito o uso da água.
A sugestão para economizar é trocar os modelos de bacia antigos pelos novos, que consomem menos águas, contribuindo para a economia.

Cozinha e Lavanderia

Imagem via https://casaclaudia.abril.com.br/casas-apartamentos/casa-pequena-alugada-e-terrea-com-decoracao-descolada/Imagem via Casa Claudia

A pia e o tanque são outros itens da lista de consumo de água, mas implantar restritores nas torneiras pode atrapalhar quem usa esse espaço com frequência, às vezes é melhor ter uma vazão maior e fechar a torneira em seguida do uso. Nesses ambientes o mais indicado é tomar cuidado com o tempo de vazão da água, mudando seus hábitos, como fechar a torneira enquanto ensaboa a louça.

Via Arquitetura & Construção.

Tags: , , , ,